- Área: 529400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Lester Ali, Mubadala Real Estate & Infrastructure, Michele Nastasi
-
Fabricantes: Novotech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sowwah Square é um novo desenvolvimento comercial de grande porte na Ilha Al Maryah em Abu Dhabi’s Al Maryah (ex-Ilha Sowwah). O novo plano diretor local, intitulado Plano Abu Dhabi 2030,designou a ilha até então não desenvolvida e as bordas adjacentes da Ilha Mina Zayed e Reem como o novo centro de negócios da cidade.
PROGRAMA
O projeto inclui 290.000 de escritórios e a icônica sede nova do Abu Dhabi Securities Exchange cercada por quatro torres comerciais, todas voltadas para a orla. Além disso, o projeto integra dois níveis comerciais e dois blocos de garagens.
CONCEITO
A peça central da primeira fase do desenvolvimento é o centro de negócios, que abriga um edifício de 21.650 m² para a bolsa de valores, quatro torres comerciais de alto padrão totalizando 271.750 m², estacionamento para aproximadamente 5.000 carros e 23.220 metros de comércio. O complexo enfatiza a sustentabilidade e vai além da certificação LEED incorporando estratégias passivas e ativas de eficiência.
Como a notável nova sede da Abu Dhabi Securities Exchange, o edifício da bolsa de valores com quatro pavimentos possui revestimento de vidro e projeção do tamanho do um campo de futebol, elevando-se 27 metros acima de uma lâmina d'água com 49 m de diâmetro com quatro grandes piers de pedra. Estes abrigam escadarias, elevadores e serviços do edifício. O prédio projeta uma imagem de força e solidez, mirando a água em direção ao centro existente na cidade.
As quatro torres comerciais enquadram o edifício da bolsa de valores: duas com 31 pavimentos e as outras com 37. O primeiro pavimento exclusivamente comercial de cada uma fica 34 metros acima do solo, criando um átrio aberto e transparente e elevando as vistas. Uma praça conecta os quatro edifícios.
Na praça, um conjunto comercial de dois pavimentos permeia o empreendimento provendo varejo de alto padrão ao longo da orla. Nos limites norte e sul do conjunto, duas estruturas de estacionamento parcialmente enterradas servem o complexo com mais 2.400 vagas cada.